h1

Os Embalos de Sábado a Noite

novembro 14, 2008

imagemNo início da década de 70 começaram a surgir os primeiros filmes inspirados na Era Disco. Porém, o grande fenômeno da era mais dançante de toda a história da música e do cinema veio um pouco depois.  Foi em 1977 que Hollywood lançou uma das suas mais bem sucedidas invenções da época: Os Embalos de Sábado a Noite (Saturday Night Fever). Foi a partir desse filme que a disco music foi praticamente transformada em religião e John Travolta ficou imortalizado com seus passos de dança.

Infelizmente, hoje em dia a Era Disco não passa de uma referência distante que temos da época em que nossos pais iam pra “balada”. Mas, neste blog, o que conta é a intensidade, a lembrança e a sensação boa que determinadas músicas causam na gente.

Os Embalos de Sábado a Noite conta a história de Tony Manero (John Travolta) que vê na pista de dança a razão de sua existência. Lá, ele é o melhor, ao contrário da sua vida, onde é um jovem sem perspectivas. Com a influência de seu irmão (um padre que larga a batina no decorrer do filme) e de sua parceira de dança, Tony começa a questionar a maneira como encara a vida e a limitação dos seus sonhos. Tudo isso sobre a pista de dança da discoteca mais badalada da cidade, que é palco dos ensaios de Tony para um concurso de dança e das longas conversas com sua parceira.

A escolha do filme para esse post não foi em vão. A produção e arranjos são do produtor turco Arif Mardin e dão destaque para várias músicas da minha banda preferida: Bee Gees. Barry e os gêmeos Robin e Maurice Gibb nasceram na cidade de Douglas, capital da Ilha de Man, no Reino Unido. O trio já vendeu mais de 200 milhões de discos no mundo inteiro, vencedores de sete Grammy Awards, estão no Rock & Roll Hall Of Fame, no Songwriters Hall Of Fame e dominaram as paradas britânicas durante décadas.

Infelizmente, o último álbum lançado da banda foi o One Night Only, que foi gravado ao vivo em 1997 no luxuoso hotel MGM Grand em Las Vegas.  Os irmãos seguiram em turnê até 1999, quando brigaram e puseram um fim na banda. Infelizmente, em 12 de janeiro de 2003, o gêmeo Maurice foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal e sofreu um ataque cardíaco. Maurice tinha sérios problemas com o álcool. Dizem as más línguas que sua morte se deu por conta disso e não da cirurgia anteriormente citada.

O que nos resta é torcer para que os dois irmãos vivos se reconciliem e nos dêem o prazer de assistir mais um show dos incríveis irmãos Gibb.

Para finalizar a postagem de hoje, sugiro que assistam um trechinho do filme onde Tony Manero arrasa ao som de Night Fever:

Quem tiver interesse em fazer o download do álbum completo do filme, deve acessar o site da 4shared e clicar em Click here to download this file. Segue a lista completa de músicas que compõe a trilha do filme:

01. Bee Gees – Stayin’ Alive
02. Bee Gees –  Night Fever
03. Ralph MacDonald – Calypso Breakdown
04.  Beethoven’s Fifth Symphony  – A Fifth Of Beethoven
05. The Tramps – Disco Inferno
06. David Shire – Salsation
07. Yvonne Elliman – If I Can’t Have You
08. K.C. & the Sunshine Band – Boogie Shoes
09. David Shire – Manhattan Skyline
10. Tavares – More Than A Woman
11. Bee Gees – You Should Be Dancing
12. David Shire – Night on Disco Mountain
13. Kool & The Gang  – Open Sesame
14. Bee Gees – More Than A Woman
15. M.F.S.B. – K-Jee
16. Bee Gees – Jive Talkin
17. Bee Gees – How Deep Is Your Love
18. Rick Dees e His Cast of Idiots  – Dr. Disco
19. Rick Dees e His Cast of Idiots – Disco Duck
20. David Shire – Barracuda Hangout
21. David Shire – Lowdown

Até mais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: